A Volta de Cristo – Visível ou Invisível? – William Gadelha

Copyright © 2000 William Gadêlha

Atualizado 2021

  • O Que a Bíblia Diz a Respeito do Assunto

“Então aparecerá no céu o sinal do filho do homem, e todas as tribos da terra se baterão então em lamento, e verão o filho do homem vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória”. – Mateus 24:30 TNM

“E depois de dizer estas coisas, enquanto olhavam, foi elevado e uma nuvem o arrebatou para cima, fora da vista deles… e estes [os anjos] disseram: “Homens da Galiléia, por que estais parados aí, olhando para o céu? Este Jesus, que dentre vós foi acolhido em cima, no céu , virá assim da mesma maneira em que o observastes ir para o céu“. – Atos 1:9,11 TNM.

“Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o traspassaram, e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele”. – Revelação 1:7 TNM.

  • A Interpretação do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová

O ensino oficial do Corpo Governante é que a volta de Cristo é invisível, só pode ser vista pelo “entendimento”, e não com os olhos (livro “Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra”, pp.142-146).

Os textos acima falam por si mesmos e não se deveria “ir além deles” (l Cor.4:6). O Corpo Governante, todavia, cita em apoio de seu ensino de uma “volta invisível”, o texto de João 14:19, onde Jesus diz: “Mais um pouco e o mundo não me observará mais, mas vós me observareis, porque eu vivo e vós vivereis.”

Em face do que declaram os três primeiros textos já transcritos, a conclusão lógica é que o “mundo” ao qual Jesus se referia era o mundo daquele tempo que, de fato, não voltou a ver Jesus, ressuscitado. Só os discípulos, como diz o restante de João 14:19, é que tiveram essa oportunidade (Atos 1:3).

Note-se que João 14:19 não tem um sentido absoluto, eterno, como seria se Jesus tivesse dito “o mundo jamais me observará novamente”. Foi num sentido temporário. No mesmo sentido Paulo disse aos anciãos da congregação de Éfeso, “não vereis mais o meu rosto” (Atos 20:25, 37, 38), mas, logicamente, isso não era em sentido absoluto, já que todos eles acreditavam numa ressurreição, e num reencontro futuro.

  • Em Corpo Carnal?

Nas páginas 143 e 144 do livro “Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra”, o Corpo Governante desvia-se da questão central dizendo que “muitos creem que Cristo voltará no mesmo corpo humano em que foi morto”.

Ora, esta questão é secundária. A Bíblia não especifica se será assim ou não. De fato, para ser visto, nem seria necessário que Jesus voltasse naquele mesmo corpo. O que ela declara simplesmente é que a volta de Cristo é visível! Se a própria Sociedade reconhece que, depois de sua ressurreição, Jesus foi não só visto como tocado (João 20:24-27), por que razão ele não poderia ser visto por ocasião de sua segunda vinda, num corpo que também não precisa ser o mesmo em que foi morto, como aquele que foi visto e tocado por Tomé?

  • Em “Luz Inacessível”

Outro texto usado pela Sociedade é 1 Timóteo 6:16, onde se afirma de Jesus que ele “mora em luz inacessível, a quem nenhum dos homens tem visto, nem pode ver”. Este versículo, no entanto, não exclui e nem contradiz Mateus 24:30, Atos 1:9, 11 e Rev.1:7, já que Paulo se refere aqui a Jesus enquanto morando “em luz inacessível”, nos céus, que era a situação do Filho de Deus no momento em que Paulo escreveu estas palavras.

1 Timóteo 6:16 também diz que “nenhum dos homens tem visto” Jesus, mas já que Jesus foi visto pelos homens não só antes como depois de sua morte e ressurreição, o que se declara neste versículo 16 se aplica somente à condição de Jesus enquanto nos céus. O céu foi para onde Jesus subiu, e é onde ele está, em “luz inacessível”. Situação diferente será por ocasião de sua segunda vinda, quando então, à altura das nuvens, “todo olho o verá“. (Rev.1:7)

  • Da Mesma Maneira

Segundo o relato de Atos 1:9, os discípulos “olhavam” enquanto Jesus se elevava no céu. Eles viram Jesus subir, até um ponto em que já havia nuvens (o que é uma altura considerável), e só depois disso é que uma nuvem o arrebatou e não puderam mais vê-lo. Aí, os anjos fizeram uma pergunta aos discípulos (Atos1:11) quando estes estavam “parados… olhando para o céu”, isto é, eles estavam vendo Jesus subir! Daí, foram informados de que Jesus viria “da mesma maneira” em que o tinham observado subir. Não se pode contradizer este versículo.

Ora, uma “volta” é o processo inverso de uma “ida”. Se a ida de Jesus para o céu tivesse sido gravada em fita de vídeo, o que veríamos se fizéssemos a fita voltar enquanto a assistíssemos? Veríamos primeiro as nuvens, sem Jesus. Em seguida veríamos, aos poucos, Jesus começar a aparecer, até que ficasse plenamente visível, nas nuvens, mas visível a “todo olho”, tal como diz a Palavra de Deus, literalmente, já que nenhum outro texto bíblico diz o contrário.

Jesus voltar da mesma maneira em que se foi só poderia ser assim; jamais como afirmam as explicações da Sociedade, e, se as explicações da Sociedade estivessem corretas, Jesus JÁ teria voltado, E DE OUTRA MANEIRA, e a Bíblia é que estaria errada.

  • Ainda Um Argumento “Geográfico”

Certamente, tomando como base o fato de a terra ser redonda e levando em conta o movimento de rotação, o livro “Raciocínios à Base das Escrituras”, páginas 435, 436, declara:

“Se Cristo fosse aparecer visivelmente nos céus, é óbvio que nem ‘todo olho’ o veria. Se ele aparecesse sobre a Austrália, por exemplo, não seria visível na Europa, nem na África e nem nas Américas, não é mesmo?”

Diante deste argumento lembramos aquilo que o próprio Corpo Governante afirma, no livro “A Bíblia – Palavra de Deus ou de Homem”, página 74:

“…se cremos num Deus todo-poderoso, devemos admitir que ele tem o poder de causar a ocorrência de eventos incomuns – milagrosos – quando isso se enquadrar no seu propósito.”

Com esta afirmação podemos concordar inteiramente, pois “a Deus todas as coisas são possíveis”. (Mat. 19:26) Tampouco seria a primeira vez que algo tão espantoso assim ocorre, pois Josué 10:l3,14 registra um episódio em que o sol não se pôs por um dia inteiro. Os evangelhos contam que Jesus caminhou sobre as águas e tanto as Escrituras Gregas como as Hebraicas relatam outros eventos incomuns, milagrosos. Mas se quisermos ser rigorosos poderíamos dizer que, dentro do espaço de um determinado dia do ano 2000, por exemplo, o sol brilha sobre todas as partes da Terra, embora não na mesma hora.

  • Concluindo…

Revelação 1:7 afirma que Jesus seria visto inclusive por “aqueles que o traspassaram”. É isto o que a Bíblia simplesmente declara. E é isto o que ocorrerá! A explicação dada pela Sociedade nas páginas 146 e 147 do livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, de que a volta de Cristo é invisível, só é vista com os “olhos do entendimento” e que os que “traspassaram” a Jesus são representativos dos que perseguem os cristãos, não passa de uma interpretação humana, e como tal, sujeita ao erro, já que não pode ser biblicamente comprovada.

A Bíblia é reconhecidamente um livro que faz tanto afirmações literais como simbólicas. O leitor dela deve usar de discernimento para distinguir o que é literal do que é simbólico. Nesse caso específico, não há nenhuma indicação de que a visão da volta de Cristo não seja literal.

Uma das razões pelas quais a Sociedade se apega a este ensino da volta invisível de Cristo, é que o fundador dela, Charles Taze Russell, por volta dos anos de 1870, adotou a teoria de que a volta de Cristo seria em 1874. Nada ocorreu! Posteriormente, ele fez diversas outras afirmações proféticas para 1914 que também não aconteceram. Ao invés de assumir totalmente estes erros, criou-se o ensino de que uma grande parte destes acontecimentos fôra invisível, isto é, as profecias não fracassaram, apenas não foram vistas.

Até hoje, a Sociedade continua afirmando categoricamente que Cristo foi entronizado nos céus invisíveis em 1914. Tal fato, porém, não pode ser BIBLICAMENTE comprovado. Portanto, a volta de Cristo ainda ocorrerá e certamente, conforme garante a própria Palavra de Deus, ela será realmente VISÍVEL!